Um coletivo de artistas e influenciadores digitais liderado pela produtora Paula Lavigne lançou uma campanha nas redes sociais para cobrar de parlamentares um posicionamento público contra a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara. Nomes como Patrícia Pillar, Fábio Porchat, Ingrid Guimarães, Marcelo Adnet e Leandra Leal pedem a adesão à hashtag #LiraNão.
Os participantes da campanha do coletivo 342 Artes têm publicado mensagens parecidas com esta: “Oi, Deputado! Dia 1º é a votação para presidente da Câmara. Acredito que estamos do mesmo lado: o oposto do Bolsonaro. Então, peço para você garantir publicamente que não votará em Arthur Lira. Podemos contar com você?”
Ingrid Guimarães, por exemplo, cobrou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), cujo partido já faz parte do bloco que declarou apoio a Rossi. Leandra Leal marcou o subtenente Gonzaga (PDT-MG). Fábio Porchat, por sua vez, mandou mensagens para Tiago Dimas (Solidariedade-TO) e Rogerio Correa (PT-MG). Julia Lemmertz pediu posicionamento de Rafael Motta (PDT-RN).
Alguns parlamentares já responderam aos questionaramentos. Tabata Amaral (PDT-SP) gravou um vídeo para dizer que apoia a campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) por ser "o único candidato independente que tem chances reais de ganhar essa eleição". O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) respondeu à atriz Patrícia Pillar que não votaria em Arthur Lira.
Baleia Rossi agradeceu as manifestações contrárias à candidatura de Lira. "Sei que não é algo pessoal. Mas todos queremos uma Câmara independente", escreveu ele no Twitter.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF