Ouça este conteúdo
O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta (5) o primeiro levantamento eleitoral para a prefeitura de Goiânia para as eleições de 2024. Em ambos os cenários apurados, o atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não disputaria nem mesmo o segundo turno do pleito.
Cruz tem a gestão municipal desaprovada por 56,6% dos goianienses, com uma avaliação péssima de 32,7%.
O principal adversário do atual prefeito é o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que tem a preferência de 25,8% dos eleitores em um dos cenários apurados. No entanto, o parlamentar perderia a eleição municipal para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que disputou o governo do estado no ano passado.
Já os dois possíveis candidatos do PL à prefeitura de Goiânia, Major Vitor Hugo e Gustavo Gayer, aparecem nas terceira e quarta posições na preferência dos eleitores nos dois cenários apurados pelo instituto. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro planeja eleger a maior quantidade possível de prefeitos em 2024.
O Paraná Pesquisas ouviu 761 eleitores do município de Goiânia entre os dias 29 de junho e 3 de julho, com uma margem de erro de 3,6 pontos percentuais.
Veja abaixo como está a disputa para a prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024:
Cenário 1:
- Vanderlan Cardoso (PSD): 25,8%;
- Adriana Accorsi (PT): 18,9%;
- Major Vitor Hugo (PL): 12,6%;
- Rogério Cruz (Republicanos): 7,9%;
- Alysson Lima (PSB): 4,6%;
- Ana Paula Rezende (MDB): 3,9%;
- Romário Policarpo (Patriota): 3,2%;
- Nenhum/branco/nulo: 18,3%;
- Não sabe/não respondeu: 4,9%.
Cenário 2:
- Gustavo Mendanha (Patriota): 34%;
- Adriana Accorsi (PT): 16%;
- Vanderlan Cardoso (PSD): 16%;
- Gustavo Gayer (PL): 12,1%;
- Rogério Cruz (Republicanos): 5,4%;
- Alysson Lima (PSB): 2%;
- Romário Policarpo (Patriota): 1,6%;
- Nenhum/branco/nulo: 9,6%;
- Não sabe/não respondeu: 3,3%.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 761 eleitores do município de Goiânia de forma presencial, entre 29 de junho e 3 de julho de 2023. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição. O relatório completo da pesquisa está disponível em PDF neste link.