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Contas públicas

Prefeitura do Recife pagou R$ 1,2 milhão para promover Campos, mas nega incompatibilidade

João Campos
Atual prefeito de Recife vai concorrer à eleição deste ano, mas prefeitura nega que haja incompatibilidade no uso da agência. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

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Um levantamento feito pelo vereador recifense Alcides Cardoso (PSDB) apontou que a prefeitura da capital pernambucana gastou cerca de R$ 1,2 milhão no ano passado para promover a imagem do prefeito João Campos (PSB), que vai tentar a reeleição neste ano.

Cardoso levantou os dados através do Portal da Transparência entre janeiro e novembro do ano passado, enquanto que as informações de dezembro ainda não foram disponibilizadas – a apuração foi divulgada nesta sexta (1º) pela Folha de São Paulo. A prefeitura contratou a agência Hermanos, a mesma que presta serviços para o diretório do PSB no estado para impulsionar a presença digital de Campos nas redes sociais.

A prefeitura negou que haja alguma incompatibilidade no contrato ou na estratégia da agência, e afirmou que nenhuma postagem envolve diretamente a imagem do prefeito.

Segundo a apuração, o trabalho da agência fez a presença de Campos no Instagram dar um salto, passando de 500 mil seguidores no final de 2023 para 2,3 milhões neste ano. De acordo com o levantamento, os pagamentos foram realizados pela Secretaria de Governo da Prefeitura, responsável pela área de publicidade.

Os pagamentos à agência ocorreram em março, abril, julho, agosto, setembro e novembro de 2023, segundo o vereador que fez também um pedido de informações à Prefeitura sobre os gastos com o Carnaval, especialmente o valor pago aos influenciadores digitais que cobriram a festa.

“Há uma estrutura de pagamentos para exaltação da figura do prefeito que, inclusive, pode configurar campanha antecipada com recursos públicos”, ressaltou o vereador.

O aumento do número de seguidores de Campos também foi notável após ele adotar um visual com cabelo platinado antes do Carnaval, que foi amplamente divulgado por diversos veículos de mídia e influenciadores.

Ainda de acordo com a apuração, o contrato entre a prefeitura e a agência remonta à gestão anterior, de Geraldo Júlio (2013-20), também do PSB. No entanto, nem o partido nem a empresa divulgaram detalhes específicos do contrato, como o valor pago.

Procurada, a prefeitura de Recife afirmou, em nota, que “a contratação é feita a partir de licitação pública, por meio de agências de publicidade, seguindo o que prevê a legislação vigente, e com informações disponíveis no portal da transparência”.

“O gabinete também deixa claro que não há incompatibilidade com os serviços prestados, mas ressalta que toda a contratação pública para o conteúdo institucional segue ritos específicos, sem que nenhuma postagem envolvendo diretamente a imagem do chefe do executivo do municipal seja feita nos perfis da Prefeitura do Recife”, complementou.

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