Um levantamento feito pelo vereador recifense Alcides Cardoso (PSDB) apontou que a prefeitura da capital pernambucana gastou cerca de R$ 1,2 milhão no ano passado para promover a imagem do prefeito João Campos (PSB), que vai tentar a reeleição neste ano.
Cardoso levantou os dados através do Portal da Transparência entre janeiro e novembro do ano passado, enquanto que as informações de dezembro ainda não foram disponibilizadas – a apuração foi divulgada nesta sexta (1º) pela Folha de São Paulo. A prefeitura contratou a agência Hermanos, a mesma que presta serviços para o diretório do PSB no estado para impulsionar a presença digital de Campos nas redes sociais.
A prefeitura negou que haja alguma incompatibilidade no contrato ou na estratégia da agência, e afirmou que nenhuma postagem envolve diretamente a imagem do prefeito.
Segundo a apuração, o trabalho da agência fez a presença de Campos no Instagram dar um salto, passando de 500 mil seguidores no final de 2023 para 2,3 milhões neste ano. De acordo com o levantamento, os pagamentos foram realizados pela Secretaria de Governo da Prefeitura, responsável pela área de publicidade.
Os pagamentos à agência ocorreram em março, abril, julho, agosto, setembro e novembro de 2023, segundo o vereador que fez também um pedido de informações à Prefeitura sobre os gastos com o Carnaval, especialmente o valor pago aos influenciadores digitais que cobriram a festa.
“Há uma estrutura de pagamentos para exaltação da figura do prefeito que, inclusive, pode configurar campanha antecipada com recursos públicos”, ressaltou o vereador.
O aumento do número de seguidores de Campos também foi notável após ele adotar um visual com cabelo platinado antes do Carnaval, que foi amplamente divulgado por diversos veículos de mídia e influenciadores.
Ainda de acordo com a apuração, o contrato entre a prefeitura e a agência remonta à gestão anterior, de Geraldo Júlio (2013-20), também do PSB. No entanto, nem o partido nem a empresa divulgaram detalhes específicos do contrato, como o valor pago.
Procurada, a prefeitura de Recife afirmou, em nota, que “a contratação é feita a partir de licitação pública, por meio de agências de publicidade, seguindo o que prevê a legislação vigente, e com informações disponíveis no portal da transparência”.
“O gabinete também deixa claro que não há incompatibilidade com os serviços prestados, mas ressalta que toda a contratação pública para o conteúdo institucional segue ritos específicos, sem que nenhuma postagem envolvendo diretamente a imagem do chefe do executivo do municipal seja feita nos perfis da Prefeitura do Recife”, complementou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF