Ouça este conteúdo
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, virá ao Brasil no dia 26 para uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar, entre outros temas, da combalida economia do país vizinho. Esta será a terceira visita do mandatário argentino.
Na última visita bilateral, em maio, Fernández pediu ajuda a Lula para encontrar uma solução para a economia do país, em que o presidente brasileiro disse que faria “todo sacrifício”. Pouco depois, o argentino participou da cúpula de países da América do Sul.
Entre as possibilidades de ajuda sugeridas pelo Brasil esteve a reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, para interceder nas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A economia da Argentina vem se deteriorando cada vez mais nos últimos anos, e chegou a ter uma inflação de 104,3% em um ano em março. Por conta da situação financeira do país, Fernández anunciou que não vai concorrer à reeleição na corrida presidencial deste ano.