O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, que depõe nesta quarta-feira (6) à CPI da Covid do Senado, afirmou que as denúncias recentes que envolvem a empresa Prevent Senior surpreenderam a instituição. Ele disse que a agência tomou conhecimento de irregularidades por conta de investigações desenvolvidas pela CPI.
A Prevent Senior é acusada de falsear dados de óbitos por Covid-19, de aplicar o tratamento precoce contra a doença a pacientes mesmo sem o consentimento deles ou de seus familiares, e de mentir em pesquisas sobre medicamentos utilizados no combate à pandemia, entre outras supostas irregularidades. Em depoimento à CPI no dia 22, o médico Pedro Batista, diretor da empresa, confirmou que a Prevent Senior modificava o CID (informação no cadastro de doenças) de pacientes internados por Covid-19 em casos de internação por longos períodos, o que, para alguns senadores, foi interpretado como uma fraude no registro das mortes. Rebello foi chamado à CPI por conta de uma suposta omissão da ANS em relação ao episódio.
O presidente da ANS anunciou que a agência promoverá uma intervenção na Prevent Senior. Um membro da agência, segundo ele, atuará diretamente na empresa para monitorar a conduta e prevenir eventuais irregularidades.
Rebelo disse que a ANS não havia recebido queixas específicas sobre as acusações que envolvem a Prevent Senior, antes das denúncias feitas pela CPI, e que os monitoramentos que a agência faz periodicamente também não haviam percebido irregularidades. Ele expôs, também, que a ANS tem uma "palavra de continuidade" em relação às atividades da empresa e que os clientes atuais da companhia não ficarão desassistidos.
Em relação à prescrição do "kit covid", Rebello afirmou que não cabe à ANS interferir na autonomia médica, e que portanto a agência não poderia frear uma eventual aplicação do procedimento. O "kit covid" é um conjunto de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina e ivermectina, que foi distribuído a clientes da Prevent Senior e outras operadoras. Algumas denúncias contra a Prevent Senior mencionam a entrega do "kit covid" sem diagnóstico prévio.
Rebello falou que a ANS registrou um expressivo aumento no número de reclamações contra planos de saúde ao longo do ano passado. As queixas, de acordo com o dirigente da agência, não se restringem à Covid-19, mas tiveram em casos relacionados à doença como um grande vetor.
CPI enviará perguntas a Paulo Guedes
O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que a comissão deve aprovar ainda nesta quarta uma relação de perguntas ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo do questionário é apurar uma eventual participação de Guedes em episódios relacionados à pandemia de coronavírus, como a atuação dele no "gabinete paralelo". "Qual foi o papel do ministério da Economia? O ministro Paulo Guedes defendeu tratamento precoce, teve exposição e falas em reuniões ministeriais, dificultou a retomada do auxílio emergencial", declarou Calheiros.
Membros da CPI tinham, inicialmente, o objetivo de levar Guedes para um depoimento presencial na comissão. A ideia foi descartada por motivos de calendário - a semana atual é a última de depoimentos do colegiado, se os planos de momento não forem modificados. A ideia de um questionário para substituir o depoimento será também utilizada em relação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cuja convocação também era esperada por integrantes da CPI.
Revelação sobre offshores
Ao longo da sessão desta quarta, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), citou reportagem do Portal Metrópoles que revelou a existência de uma empresa "offshore", sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, de propriedade dos sócios da VTC Log, Carlos Alberto de Sá e Teresa Cristina Reis de Sá.
A informação, segundo Randolfe, contradiz o relatado na terça-feira (5) por Raimundo Nonato Brasil e Andreia Lima, ambos diretores da VTC Log, que falaram à CPI. Na ocasião, eles negaram a existência de empresas vinculadas à VTC Log em paraísos fiscais. Randolfe disse que a CPI precisará tomar providências em relação ao caso.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião