Ouça este conteúdo
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido nesta quarta-feira (18) após compartilhar uma mensagem nas redes sociais que chama os apoiadores de Israel de “idiotas”. Doyle repostou em seu perfil no X (antigo Twitter) uma mensagem originalmente publicada pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff.
"Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", diz a postagem. Nas redes sociais, Doyle se declara pró-Palestina. No último dia 7, o grupo terrorista Hamas atacou Israel, a ação deu início a uma nova guerra no Oriente Médio. O conflito já causou a morte de milhares de israelenses e palestinos.
Doyle foi indicado para o cargo pelo governo Lula no final de janeiro deste ano e assumiu a presidência da EBC em fevereiro. Ele recebia um salário bruto de mais de R$ 29 mil, em maio seu salário bruto foi de quase R$ 35 mil, segundo o portal da transparência da EBC.
Nas redes sociais, Doyle afirmou que o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, disse que a "repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo".
"O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito,em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros", afirmou.
"Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC, agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses", acrescentou.