O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá os 229 brasileiros residentes no Líbano que estão sendo repatriados. O primeiro voo da chamada “Operação Raízes do Cedro" saiu de Beirute neste sábado (5) às 19h18 do horário local (13h18 em Brasília).
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a previsão é de a aeronave KC-30, utilizada na operação, faça uma parada para reabastecimento no aeroporto de Lisboa, Portugal, e que aterrize na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), por volta das 10h da manhã deste domingo (6).
Primeiramente previsto para decolar da capital libanesa na sexta-feira (4), o voo precisou ser reagendado por questões de segurança. O objetivo da Operação Raízes do Cedro é trazer ao país até 500 pessoas por semana. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país
Segundo a FAB, a equipe de voo será composta, além dos tripulantes operacionais da aeronave, por militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão.
A aeronave KC-30 é utilizada em missões de longo alcance, como transporte de tropas, equipamentos, reabastecimento em voo e missões humanitárias. É uma versão adaptada do Airbus 330, usado em voos intercontinentais.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF