Um projeto de lei apresentado pelo deputado Zé Trovão (PL-SC) pode ajudar a enfraquecer o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A proposta (PL 6088/2023) permite a regularização fundiária de pequenas áreas de terra, titulando os seus proprietários.
Ao reduzir para meio hectare (cinco mil metros quadrados) a chamada fração mínima de parcelamento (FMP), um imóvel rural poderá ser mais facilmente desmembrado para constituir outro. Atualmente, essa área varia entre dois e cinco hectares, dependendo da localidade onde o imóvel está.
De acordo com o deputado, hoje, cerca de 1,5 milhão de propriedades rurais têm menos de dois hectares. "Alguns estados já regularizam áreas menores, mas isso não vale para todo o Brasil. Nós queremos uniformizar essa questão", disse Zé Trovão durante entrevista para o programa “Assunto Capital”, da Gazeta do Povo. Confira a entrevista completa.
O objetivo do deputado é que, com a possibilidade de regularização fundiária, todos os pequenos proprietários rurais possam ter acesso a financiamentos e não precisem mais se sujeitar ao MST. “O movimento não terá mais como segurar o avanço de quem está assentado”, afirmou Zé Trovão.
De acordo com o deputado, a proposta vem enfrentando resistência. “Várias pessoas vêm tentando barrar esse projeto e nós estamos conseguindo tocar. Disseram que ele causaria problemas, mas nós vamos desmistificar isso”, disse Zé Trovão ao mencionar que a Comissão de Agricultura vai realizar uma audiência pública para debater a proposta.
Ao justificar o projeto, o deputado destacou que os avanços tecnológicos tornaram possível o aumento da produtividade e a garantia do digno sustento da família mesmo em áreas pequenas. “Essa situação é muito comum no setor hortifrutigranjeiro”, disse.
O projeto ainda está na fase inicial de tramitação e precisa ser aprovado pelas Comissões de Agricultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania para depois ser analisado pelo Senado. A expectativa de Zé Trovão é de que a proposta seja aprovada até o final do ano.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF