Ouça este conteúdo
A federação PSDB-Cidadania declarou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados, em um movimento que fortalece ainda mais a candidatura do parlamentar. A decisão, anunciada nesta terça-feira (5), representa um acréscimo teórico de 17 votos a Motta, que é apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A liderança do PSDB na Câmara, representada por Adolfo Viana (BA), confirmou que houve diálogo com Elmar Nascimento (União-BA), candidato à presidência da Casa, antes de oficializar o apoio a Motta.
"Conversamos com o deputado Elmar Nascimento e agora nos integramos ao projeto de Hugo Motta para a presidência, sem surpresa para um partido que caminhava conosco", afirmou Viana.
Após o anúncio de apoio do PSDB-Cidadania, Motta reafirmou sua intenção de dialogar com os demais candidatos na disputa, incluindo Elmar Nascimento e Antônio Brito (PSD-BA), buscando um consenso em torno de uma candidatura única. Há uma expectativa de que o PSB também declare apoio ao candidato republicano, o que traria mais 14 votos para Motta.
“Sempre vamos usar o diálogo ao máximo para construir uma candidatura de consenso. Seguiremos conversando para tentar consolidar uma candidatura única que represente a maior parte dos partidos da Casa", destacou Motta.
Apoio do PSB e PDT
No final da tarde desta terça-feira (5), o PSB também fechou o apoio à candidatura de Hugo Motta com o aval de 14 deputados da bancada. O anúncio foi feito na sede do partido, em Brasília, e contou com a presença do republicano. Além de Motta, participaram da reunião o prefeito do Recife e vice-presidente do PSB, João Campos, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), os líderes do PSB e do MDB na Câmara, Gervásio Maia (PB) e Isnaldo Bulhões (AL).
”Motta fará uma grande campanha como candidato. Seguindo um grande mandato como presidente da Câmara dos Deputados, trazendo também a força do Nordeste brasileiro, da Paraíba, a força de quem acredita, confia e respeita a política, e a capacidade da juventude de unir, mobilizar e formar uma frente, uma frente muito ampla”, declarou o prefeito do Recife.
A bancada do PDT, que conta com 18 deputados, também oficializou o apoio ao candidato do Republicanos. O anúncio foi feito pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Afonso Motta, ao lado do deputado André Figueiredo (PDT-CE), e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que é presidente nacional da sigla.
Com o apoio das novas bancadas, o candidato já conta com o respaldo de doze partidos, atingindo a marca de 373 votos, enquanto o necessário para a eleição é 257 votos – a maioria absoluta dos 513 deputados.
Veja a lista dos partidos que já oficializaram o apoio a Motta:
- PL: 92 deputados
- PT: 68 deputados
- PP: 50 deputados
- Republicanos: 44 deputados
- MDB: 44 deputados
- Podemos: 14 deputados
- PSDB e Cidadania: 17 deputados
- PCdoB: 7
- PV: 5
- PSB: 16
- PDT: 18