A federação PSDB-Cidadania declarou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados, em um movimento que fortalece ainda mais a candidatura do parlamentar. A decisão, anunciada nesta terça-feira (5), representa um acréscimo teórico de 17 votos a Motta, que é apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A liderança do PSDB na Câmara, representada por Adolfo Viana (BA), confirmou que houve diálogo com Elmar Nascimento (União-BA), candidato à presidência da Casa, antes de oficializar o apoio a Motta.
"Conversamos com o deputado Elmar Nascimento e agora nos integramos ao projeto de Hugo Motta para a presidência, sem surpresa para um partido que caminhava conosco", afirmou Viana.
Após o anúncio de apoio do PSDB-Cidadania, Motta reafirmou sua intenção de dialogar com os demais candidatos na disputa, incluindo Elmar Nascimento e Antônio Brito (PSD-BA), buscando um consenso em torno de uma candidatura única. Há uma expectativa de que o PSB também declare apoio ao candidato republicano, o que traria mais 14 votos para Motta.
“Sempre vamos usar o diálogo ao máximo para construir uma candidatura de consenso. Seguiremos conversando para tentar consolidar uma candidatura única que represente a maior parte dos partidos da Casa", destacou Motta.
Apoio do PSB e PDT
No final da tarde desta terça-feira (5), o PSB também fechou o apoio à candidatura de Hugo Motta com o aval de 14 deputados da bancada. O anúncio foi feito na sede do partido, em Brasília, e contou com a presença do republicano. Além de Motta, participaram da reunião o prefeito do Recife e vice-presidente do PSB, João Campos, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), os líderes do PSB e do MDB na Câmara, Gervásio Maia (PB) e Isnaldo Bulhões (AL).
”Motta fará uma grande campanha como candidato. Seguindo um grande mandato como presidente da Câmara dos Deputados, trazendo também a força do Nordeste brasileiro, da Paraíba, a força de quem acredita, confia e respeita a política, e a capacidade da juventude de unir, mobilizar e formar uma frente, uma frente muito ampla”, declarou o prefeito do Recife.
A bancada do PDT, que conta com 18 deputados, também oficializou o apoio ao candidato do Republicanos. O anúncio foi feito pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Afonso Motta, ao lado do deputado André Figueiredo (PDT-CE), e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que é presidente nacional da sigla.
Com o apoio das novas bancadas, o candidato já conta com o respaldo de doze partidos, atingindo a marca de 373 votos, enquanto o necessário para a eleição é 257 votos – a maioria absoluta dos 513 deputados.
Veja a lista dos partidos que já oficializaram o apoio a Motta:
- PL: 92 deputados
- PT: 68 deputados
- PP: 50 deputados
- Republicanos: 44 deputados
- MDB: 44 deputados
- Podemos: 14 deputados
- PSDB e Cidadania: 17 deputados
- PCdoB: 7
- PV: 5
- PSB: 16
- PDT: 18
O que se sabe sobre o homem que explodiu bombas e morreu na frente do STF
Moraes diz que explosão não foi fato isolado e considera segundo pior ato após o 8/1
Explosões perto do STF podem impedir anistia do 8/1 e aumentar censura. Acompanhe o Entrelinhas
Time montado por Trump é o pesadelo de Alexandre de Moraes
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião