O líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), confirmou nesta terça (5) que o partido apoiará a candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência da casa a partir de 2025. A escolha repete a dobradinha que fez com a oposição – mais especificamente o PL – na Câmara para apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) na sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
Com isso, a bancada de nove senadores do PT no Senado se unirá ainda ao próprio União Brasil, PP, PSB e PDT. Alcolumbre é também o favorito do atual presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a sucessão no cargo.
Há a expectativa, ainda, de que o Republicanos – de Hugo Motta, na Câmara – participe da base de apoio a ele. Se confirmada, a aliança a Alcolumbre pode alcançar 48 senadores, sete a mais do que o mínimo necessário para vencer a disputa.
O apoio do PT a Alcolumbre foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo Faro, e um anúncio formal deve ser feito na próxima semana. Ainda não há confirmação de quais cargos na mesa diretora podem ser cedidos ao governo se o senador foi eleito.
Por outro lado, o PSD do próprio Pacheco, MDB, Podemos, PSDB e Novo ainda não definiram quem apoiarão para a presidência do Senado a partir do ano que vem.
Já na Câmara, o PT abriu mão das diferenças do passado e apoiou Hugo Motta, que foi algoz da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no impeachment de 2016. O partido aceitou entrar na aliança que também teve o apoio do oposicionista PL, numa parceria vista com ressalvas pelo deputado Elmar Nascimento (União-BA), que esperava ter a chancela de Lula.
No entanto, o próprio União Brasil decidiu abrir mão dele e também entrou na aliança por Motta. Após negociações de lado a lado, Elmar ganhou de Lira a relatoria do projeto de lei que pretende destravar o pagamento das emendas parlamentares, congelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de transparência.
A expectativa é de que o projeto seja votado ainda na tarde desta terça (5).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF