Partido do presidente Lula, o PT aumentou a presença no governo com 112 indicações, além de partidos aliados.| Foto: André Borges/EFE
Ouça este conteúdo

Pelo menos 112 pessoas ligadas ao PT que disputaram as eleições de 2020 e 2022 ou foram indicadas pelo partido ganharam cargos ou funções comissionados no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda (24) pelo Poder360. Ao todo, a apuração mostrou que 358 políticos ou ligados a eles ingressaram nos quadros ministeriais a partir de indicações das legendas.

CARREGANDO :)

O PT aumentou a presença na Esplanada de 22 cargos em dezembro de 2022 para 112 em 2023. O PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin (SP) passou de 14 para 29, enquanto que o PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), passou de 14 para 26. Os dados são referentes ao mês de maio.

O PP do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), também ganhou cargos e passou de 12 comissionados em dezembro de 2022 para 15 até maio de 2023.

Publicidade

A divulgação do levantamento ocorre num momento em que o presidente Lula busca aumentar a base de apoio na Câmara para conseguir fazer passar projetos considerados prioritários pelo governo com um pouco mais de facilidade – ou menos tensão com os deputados. Na semana passada, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou a entrada do Republicanos e do PP no governo, além de ter atendido a um pedido do União Brasil para trocar o comando do Ministério do Turismo.

O levantamento revela que o União Brasil perdeu quatro cargos em comissão entre o final do governo de Jair Bolsonaro (PL) e o início de Lula, passando de 24 para 20. O Republicanos também, de 8 para 7, e o PL de 9 para 6.

Também na semana passada, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), confirmou que tem trabalhado para aumentar a base do governo na casa, e que a volta do recesso parlamentar, em agosto, terá um “Congresso repaginado”.

Ainda de acordo com o levantamento, o Ministério da Educação é o que mais abriga comissionados indicados pelos partidos, com 95 no total. Destes, 17 são do PT, partido do ministro Camilo Santana; 9 do PC do B, do ministro Flávio Dino, da Justiça; 8 do Podemos e PSD cada; 7 do PDT, e 6 do PP, PSDB e União Brasil cada.

O Ministério da Fazenda, do petista Fernando Haddad, abriga 52 indicados pelos partidos (7 do PT); o da Agricultura e Pecuária com 46 (25 do PT e 8 do PSD), e a presidência da República com 33, sendo 19 do partido de Lula.

Publicidade

O levantamento mostra que algumas das pastas prioritárias do governo estão sob a liderança dos petistas, incluindo também a Saúde, com 9 pessoas ligadas ao partido. Este ministério, em especial, vem sendo disputado pelo centrão, mas Lula já deixou claro que a pasta não vai entrar na reforma ministerial que deve fazer antes da volta do recesso parlamentar.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]