Por meio de nota, nesta segunda-feira (18), o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Lula, parabenizou o Partido Rússia Unida “pelo resultado expressivo que garantiu a vitória do Presidente Putin com mais de 87% dos votos” nas eleições realizadas entre a sexta-feira (15) e o domingo (17).
"Acompanhamos com grande interesse o desenrolar do recente processo eleitoral presidencial na Rússia, que resultou na reeleição do Presidente Vladimir Putin. Com uma participação impressionante de mais de 87 milhões de eleitores, representando 77% do eleitorado do país, esse feito histórico ressalta a importância do voto voluntário na Rússia [...] Renovamos nosso compromisso em fortalecer nossos laços de parceria e amizade, trabalhando juntos rumo a um mundo mais justo, multilateral e plural”, diz a nota do partido assinada pelo secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira.
Além do PT, ditadores de países alinhados ao regime russo, como Nicolás Maduro, Miguel Díaz-Canel, Kim Jong-un e Xi Jinping, também parabenizaram Putin pela vitória e ressaltaram os laços com a Rússia.
Com a vitória, Vladimir Putin conquistou seu quinto mandato para a presidência e permanecerá no Kremlin até 2030, quando ultrapassará três década no poder como primeiro-ministro ou presidente e superar o ditador Josef Stálin (1924-1953), o mais longevo líder russo desde o fim da monarquia no país.
A vitória de Putin era esperada, já que as eleições presidenciais na Rússia foram realizadas sem transparência e oponentes, uma vez que os reais adversários estão mortos, presos, no exílio ou foram impedidos de participar.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião