Ouça este conteúdo
A sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL) vem sendo debatida pelos bastidores da Câmara dos Deputados, apesar dele não confirmar o seu apoio publicamente. As discussões sobre a disputa do cargo devem se intensificar a partir de setembro. Porém, a Gazeta do Povo apurou que "todos sabem da preferência" pelo seu aliado Elmar Nascimento (União-BA).
Elmar foi reeleito líder do União Brasil na Câmara em dezembro do ano passado e já informou que pretende disputar o cargo da presidência em fevereiro de 2025, quando termina o mandato de Lira no comando da Casa Baixa.
A preferência por Elmar também foi apontada no relatório do Ranking Político, divulgado nesta segunda-feira (19):
“Arthur Lira escolheu o deputado Elmar Nascimento (União Brasil/BA) para sucedê-lo. Desde o ano passado, este vem intensificando a sua relação com os colegas de olho na campanha. Nos festejos de réveillon, o presidente da Câmara e outros 20 deputados estiveram em festas de fim de ano na Ilha dos Frades, em Salvador, servindo de palco para o lançamento da campanha de Elmar para o comando da presidência da Casa", escreveu o ranking.
Segundo o relatório do ranking político, as festas de carnaval também foram um "termômetro mais alto da pré-campanha do deputado, que articulou a presença de cerca de 80 colegas para passar o período festivo em Salvador no 'Elmar Folia', com direito a entrada vip em camarotes e trios elétricos".
A folia em Salvador teve ainda um café da manhã que reuniu os futuros adversários políticos Brito e Nascimento; Arthur Lira; o governador Jerônimo Rodrigues (PT); além dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Turismo, Celso Sabino.
Perfil
Natural de Campo Formoso (BA), Elmar Nascimento é formado em direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Tem pós-graduação em direito eleitoral pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.
Já atuou em cargos eletivos em sua cidade natal, na esfera estadual e federal. Sua trajetória política teve início em 1996, quando foi eleito vereador em Campo Formoso, e depois reeleito em 2000. No ano de 2002, foi eleito deputado estadual, posição que ocupou por três mandatos consecutivos.
A partir de 2014, conseguiu ser eleito para a Câmara dos Deputados, onde segue por três mandatos consecutivos. Atualmente, segue como líder do União Brasil e já foi presidente da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
- Presidentes da Câmara e Senado silenciam sobre Lula e Novo dispara: “conivência”
- Deputado pede sessão plenária para debater relatório da “Abin paralela”
- Lira utilizou voos oficiais da FAB para viajar a Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
- Faltando um ano para a troca de comando na Câmara, deputados se movimentam de olho na presidência