#139 - Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, é o parlamentar federal com os maiores gastos públicos do Congresso em 2019; e quais as medidas tomadas pelo governo para diminuir a fila da aposentadoria
***1) A Gazeta do Povo fez um levantamento para descobrir quais são os políticos mais gastadores do Congresso Nacional. Humberto Costa (PE), líder do PT, é o senador que mais usou verbas em 2019: foram R$ 607.404,64. Já na Câmara, o campeão é o deputado Vinícius Gurgel (PL-AP), que utilizou R$ 481.971,27. Em valores proporcionais, no entanto, o líder é o deputado Professor Alcides (PP-GO), que usou 99,79% da verba disponível. O correspondente em Brasília, Olavo Soares, explica como funcionam essas verbas parlamentares.
***2) Antes mesmo da aprovação da reforma da Previdência, houve uma corrida aos postos do INSS para a concessão do benefício. O resultado foi a formação de uma grande fila de espera. A estimativa do governo é de que atualmente há 1,9 milhão de pedidos de aposentadoria que ainda não foram respondidos pelos técnicos da Previdência. Para normalizar o tempo de espera, o governo anunciou um decreto que vai explicitar e regulamentar as mudanças no sistema previdenciário e trará uma série de propostas para a desburocratização do atendimento. Além disso, a utilização de militares da reserva em uma força-tarefa foi anunciada pelo governo federal. A editora de República, Fernanda Trisotto, explica.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.