Ouça este conteúdo
O senador e líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que a relação política e comercial entre Brasil e Estados Unidos se manterá inalterada após a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial americana.
“Brasil e Estados Unidos têm mais de 200 anos de relação sempre estabelecida da melhor forma possível. Não tem razão para a alteração da relação política e da relação comercial. Não terá da parte do Brasil. Vamos partir em frente. Obviamente, nós tínhamos nossas preferências, mas é o resultado das eleições”, disse Randolfe.
A declaração do senador foi dada durante participação na 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quarta-feira (6), em Brasília.
Ao bater a democrata Kamala Harris na eleição dos Estados Unidos desta terça-feira (5), Trump se tornou o segundo ex-presidente da história do país a voltar a vencer o pleito presidencial depois de ter deixado a Casa Branca.
Vitória de Trump desagradou Randolfe
Mais cedo, nesta quarta, ao comentar sobre a vitória de Trump, Randolfe disse que "a democracia é o regime político de expressão da vontade da maioria e não da realização de desejos ou vontades individuais".
"Tal qual o presidente Lula, desejo sucesso ao presidente Donald Trump e, sobretudo, a manutenção de diálogo e trabalho conjunto entre Brasil e Estados Unidos", completou.
Antes da declaração do senador, o presidente Lula adotou um tom pragmático ao desejar "sorte e sucesso" ao novo governo dos EUA.
Na semana passada, Lula declarou apoio a Kamala Harris e sinalizou que a vitória de Trump significaria a volta do “fascismo e nazismo com outra cara”.
“Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia”, disse Lula em entrevista ao canal francês TF1.