O senador e líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que a relação política e comercial entre Brasil e Estados Unidos se manterá inalterada após a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial americana.
“Brasil e Estados Unidos têm mais de 200 anos de relação sempre estabelecida da melhor forma possível. Não tem razão para a alteração da relação política e da relação comercial. Não terá da parte do Brasil. Vamos partir em frente. Obviamente, nós tínhamos nossas preferências, mas é o resultado das eleições”, disse Randolfe.
A declaração do senador foi dada durante participação na 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quarta-feira (6), em Brasília.
Ao bater a democrata Kamala Harris na eleição dos Estados Unidos desta terça-feira (5), Trump se tornou o segundo ex-presidente da história do país a voltar a vencer o pleito presidencial depois de ter deixado a Casa Branca.
Vitória de Trump desagradou Randolfe
Mais cedo, nesta quarta, ao comentar sobre a vitória de Trump, Randolfe disse que "a democracia é o regime político de expressão da vontade da maioria e não da realização de desejos ou vontades individuais".
"Tal qual o presidente Lula, desejo sucesso ao presidente Donald Trump e, sobretudo, a manutenção de diálogo e trabalho conjunto entre Brasil e Estados Unidos", completou.
Antes da declaração do senador, o presidente Lula adotou um tom pragmático ao desejar "sorte e sucesso" ao novo governo dos EUA.
Na semana passada, Lula declarou apoio a Kamala Harris e sinalizou que a vitória de Trump significaria a volta do “fascismo e nazismo com outra cara”.
“Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia”, disse Lula em entrevista ao canal francês TF1.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF