Com grandes dimensões, muitos estados brasileiros podem ser comparados com outros países ao redor do mundo, tanto em termos territoriais quanto populacionais. Se separássemos as unidades federativas e inseríssemos os dados relativos à pandemia de Covid-19, como contaminações, mortes e vacinação, em um comparativo com outras nações, como cada estado estaria em relação ao restante do mundo?
Se o Amazonas fosse um país, por exemplo, o estado seria o local com a maior taxa de mortalidade da Covid-19 no globo, com 2.928 mortes por milhão de habitantes, número muito superior ao da República Tcheca (2.552), São Marinho (2.505) e Hungria (2.320), que atualmente apresentam, proporcionalmente, os piores números da pandemia no mundo.
Outros estados brasileiros como Rondônia (2.458), Mato Grosso (2.319), Roraima (2.248), Rio de Janeiro (2.203) e Distrito Federal (2.139) também figurariam na inglória lista das 10 regiões mais mortais do mundo na pandemia.
Veja abaixo o levantamento completo feito pela reportagem e equipe de infografia da Gazeta do Povo:
O ranking completo de estados e países com os números da Covid-19 atualizados em tempo real podem ser acessados nos links abaixo:
Números da Covid-19 no Brasil - Ranking por estados
Casos de coronavírus pelo mundo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF