Ranking dos Políticos classifica a atuação dos parlamentares.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os deputados do Novo ocupam os oito primeiros lugares no Ranking dos Políticos de 2019, lista que avalia a atuação dos parlamentares. Trata-se da bancada inteira do partido na Câmara. O ranking considera a presença nas sessões, economia nos gastos com a cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso. Nesta quarta-feira (27), será realizada uma cerimônia para homenagear os senadores e deputados mais bem colocados, em Brasília.

CARREGANDO :)

Com 426 pontos nos critérios do Ranking dos Políticos, o deputado Tiago Mitraud (MG) ocupa o primeiro lugar na lista dos melhores parlamentares. Ele é seguido pelos deputados Vinicius Poit (SP), com 424 pontos. Empatados em terceiro lugar, com 423 pontos, estão Paulo Ganime (RJ), Adriana Ventura (SP) e Gilson Marques (SC).

Na sexta posição dos melhores parlamentares, ficou Lucas Gonzalez (MG, 417 pontos). O líder da bancada do Novo na Câmara, Marcel Van Hattem (RS), aparece em sétimo (414 pontos). Fechando a bancada do Novo, que tem oito deputados, Alexis Fonteyne (SP) ficou na oitava posição (392 pontos).

Publicidade

Os primeiros parlamentares de outros partidos no ranking são os deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) – empatados na nona posição.

O deputado Luiz Lima (PSL-RJ), primeiro parlamentar da ex-legenda do presidente Jair Bolsonaro a ter um projeto de lei sancionado nesta legislatura, ocupa a melhor colocação do PSL: é o 11º colocado.

No ranking geral, Jorginho Mello (PL-SC) é o senador que está na melhor posição do Ranking dos Políticos. Ele está no 16º lugar.

O que é levado em conta na avaliação do Ranking dos Políticos

Os dados usados no Ranking dos Políticos são retirados dos sites da Câmara e do Senado. Os administradores da lista mantêm um Conselho de Avaliação das Leis, responsável por analisar como votaram os parlamentares. Em linhas gerais, o ranking dá pontos mais altos para deputados que votem a favor de projetos de orientação mais liberal na economia.

Publicidade

Também há pontuação positiva para parlamentares que agem e se posicionam a favor do combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício. Também é levado em consideração a formação, filiações partidárias, se o deputado ou senador renuncia ao auxílio-moradia, processos judiciais. Todos esses critérios, juntos, determinam a “qualidade legislativa” do parlamentar.

Cada ponto ganho ou retirado é documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer pessoa possa conferir, segundo a metodologia do levantamento. Usuários do site podem criar uma lista própria, o “Meu Ranking”, e assumir o lugar do Conselho para gerar uma lista de acordo com o seu próprio entendimento das votações.

Últimos colocados

O último colocado no Ranking dos Políticos é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) com 1.062 pontos negativos. Desse total,  1.000 pontos negativos são referentes a processos judiciais. Gurgacz foi condenado por crimes contra o sistema financeiro; ele cumpre pena atualmente no regime aberto, o que permite que exerça o cargo.

O penúltimo colocado é o ex-senador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), com 795 pontos negativos. A maioria dos pontos foi “retirada” também por processos judiciais e pelo fato de Aécio ter tido seu nome citado na delação da JBS. Joesley Batista, sócio da empresa, relatou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o então senador teria recebido uma mesada de R$ 50 mil, durante dois anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade