No segundo ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Real enfrentou forte instabilidade e registrou uma desvalorização de 21,82% frente ao dólar, segundo o índice Ptax, usado como referência para contratos no mercado internacional. Na segunda-feira (30) a moeda americana fechou o ano cotada em R$ 6,179.
O desempenho anual fez do Real a moeda com a maior queda entre 27 economias analisadas pela consultoria Elos Ayta obtendo um dos piores desempenhos entre as moedas analisadas pelo mundo.
Internamente, foi o pior desempenho do Real desde 2020 e o terceiro mais expressivo desde 2010, ficando atrás apenas das quedas de 31,98% em 2015, durante o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), e de 22,44% em 2020, no auge da pandemia de Covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Analistas destacam que o resultado reflete desafios internos e externos. Globalmente, o fortalecimento do dólar foi impulsionado por aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos e pelas expectativas criadas com a vitória de Donald Trump, que sinalizou possíveis políticas protecionistas e maior inflação no país.
Internamente, a situação foi agravada pelo pacote fiscal apresentado no fim do ano, que gerou incertezas no mercado, resultando na saída de capitais e ampliando a pressão sobre a moeda brasileira.
Para o analisa Einar Rivero, da Elos Ayta, “o desempenho do Real em 2024 evidencia a volatilidade da economia nacional e ressalta a necessidade de políticas econômicas consistentes para garantir maior previsibilidade e segurança aos agentes financeiros”.
Para 2025, especialistas acreditam que a recuperação do Real dependerá de uma série de fatores, como a implementação de reformas estruturais e um compromisso firme com a responsabilidade fiscal. Um ambiente global mais estável também será essencial para reduzir as pressões sobre a moeda brasileira.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
“Brazilianization”: como o Brasil deu origem a um termo pejorativo no exterior
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF