# Governo vai retomar neste ano o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permitiu a suspensão do contrato de trabalho e a redução da jornada e do salário dos trabalhadores da iniciativa privada.
***) O Governo Federal vai retomar neste ano um dos programas estabelecidos em 2020 para tentar conter o estrago feito pela pandemia na economia. É o BEm, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.
Mais uma vez, o programa vai permitir a suspensão do contrato de trabalho e a redução de jornada e salários dos trabalhadores da iniciativa privada.
O motivo da retomada está relacionado ao momento da pandemia, que segue muito preocupante, com estados e municípios ainda tendo de adotar medidas de restrição. Setores como os de turismo e hotelaria e bares e restaurantes, alguns dos mais afetados, pediram ao governo a reedição do BEm.
Como o governo vai pagar o programa de redução de salário?
Com o programa, o governo paga aos trabalhadores uma ajuda financeira para atenuar a perda de renda. E aí veio a dificuldade: como custear?
A expectativa é de que a medida atinja em torno de quatro milhões de trabalhadores e custe R$ 10 bilhões aos cofres públicos. Ela será lançada após a sanção do Orçamento de 2021.
Nesse episódio do podcast 15 Minutos a convidada é a editora de Economia da Gazeta do Povo, Jéssica Sant’Ana. Ela vai detalhar essa nova edição do BEm, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, e falar sobre como ele será financiado.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.