Não bastassem as críticas e o desgaste político devido à retomada de invasões de terras por parte de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) agora tem uma preocupação a mais. O órgão tenta organizar um novo projeto de assentamentos rurais no país.
O objetivo é atender a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de se criar uma “prateleira de terras improdutivas” em parceria com os Estados. Até aqui, o que parece é que o governo pretende fazer uma manobra de retorno a um modelo de reforma agrária adotado até o início dos anos 2000 e que depois foi abandonado justamente porque se tornou inviável diante da realidade competitiva da agropecuária brasileira. Na época, o governo teve que assentar famílias em imóveis comprados pela União, o que encareceu a operação em 70%.
Para falar sobre esse assunto, este episódio do Podcast 15 Minutos conta com a participação do Editor de Agronegócio da Gazeta do Povo, Marcos Tosi.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
O pior ainda está por vir, prevê um dos maiores bancos do país
Com escândalo na Justiça, governo Lula bate recorde de denúncias de assédio; assista ao Sem Rodeios
Marcola e Beira-Mar estão recebendo atendimento privilegiado nos presídios federais, relatam policiais
Hamas torturou e executou membros do grupo que eram homossexuais, diz jornal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF