A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados e teve a sua votação concluída na sexta-feira (12), após a apreciação de destaques. O texto da PEC 06/2019 deve ser votado em segundo turno no dia 6 de agosto, após a volta do recesso parlamentar. É a última etapa antes do envio da matéria para análise do Senado Federal.
A Gazeta do Povo perguntou aos senadores o que eles pensam sobre quatro temas envolvendo a reforma da Previdência . Dos 81 senadores, 26 responderam. Entre eles, 21 disseram ser a favor de idade mínima para aposentadoria; 18 a favor da diferença de idade mínima entre homens e mulheres; 17 apoiam as mesmas regras para INSS e funcionalismo público, e seis são a favor das mesmas regras para INSS, funcionalismo e militares.
Tramitação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou a aprovação do texto na Câmara e declarou que a ampla maioria dos senadores entende a importância da reforma. Na última sexta-feira, ele cravou que a tramitação completa da PEC na Casa deve levar 37 dias, entre análise na comissão especial e dua votações no plenário.
O relator da matéria na comissão especial do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), declarou que as mudanças no texto serão inseridas em uma PEC paralela, para que a aprovação seja facilitada.
Painel do Congresso
A pesquisa da Gazeta do Povo foi realizada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Os 81 senadores foram procurados via assessoria de imprensa, telefone, whatsapp e e-mail.
Confira as opiniões dos senadores:
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF