O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), relator do projeto que garante anistia aos presos do dia 8 de janeiro, criticou a obstrução dos governistas e do seu partido na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A votação da proposta estava prevista nesta terça-feira (10), mas não avançou por conta da tentativa da esquerda de protelar a discussão, com a apresentação de pedidos de retirada de pauta e questões de ordem.
“Hoje poderia ter sido um dia histórico para a justiça e a reconciliação nacional, mas, infelizmente, a esquerda preferiu obstruir o andamento da pauta”, criticou Valadares.
De acordo com o relator do projeto, a anistia é essencial para pacificar o país e evitar que penas desproporcionais sejam usadas como ferramenta de perseguição política.
"O que vimos no 8 de janeiro foram atos que, sim, tiveram vandalismo, mas em nada se assemelham a um golpe de Estado. Precisamos da anistia para reparar essas penas desproporcionais e evitar que o sistema judicial seja usado para vingança política. O interesse da esquerda não é a justiça”, destacou o deputado.
O próprio partido de Valadares, o União Brasil, decidiu obstruir os trabalhos como uma garantia de buscar apoio do PT para a candidatura de Elmar Nascimento na sucessão da presidência da Câmara.
Valadares deve apresentar o relatório na próxima sessão da CCJ prevista para essa quarta-feira (11). Porém, a esquerda deve pedir vista - prazo maior para análise da matéria - adiando a votação .
Ele analisou um pacote de propostas relacionados ao tema que tramitam na Câmara dos Deputados. A proposta mais antiga (PL 2858/2022) é de autoria do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) e prevê anistia para quem tenha participado das manifestações ocorridas em 30 de outubro de 2022, após o anúncio do resultado da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As demais propostas abrangem também a anistia para os financiadores das manifestações que ocorreram à época e no 8 de janeiro, além de promoverem alterações no Código Penal.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF