Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições em El Salvador

Reeleito em El Salvador diz que Lula “nunca” conversou com ele sobre segurança pública

Nayib Bukele
Nayib Bukele foi reeleito em El Salvador com a defesa de endurecimento o combate ao crime organizado. (Foto: Bienvenido Velaso/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, disse neste domingo (4) que já teve conversas com o homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas afirmou que a questão da segurança pública, central em sua gestão, nunca foi abordada pelo petista.

Ao ser questionado sobre como El Salvador lida com a segurança, em contraste com os desafios enfrentados pelo Brasil na área, Bukele afirmou que, devido à falta deste tema com Lula, “imagino que ele tenha sua própria forma de abordagem e de lidar com a situação”.

Bukele destacou que seu país mostra que “todos os problemas têm uma solução quando há vontade política” e ressaltou o rápido enfrentamento da crise de segurança, mesmo em uma nação pequena e com recursos limitados. Ele sugeriu que a abordagem de El Salvador na área de segurança pública pode ser necessária também no Brasil, salientando a importância da vontade política para resolver problemas, especialmente relacionados à criminalidade.

Eleito em 2019, Bukele tem liderado uma intensa campanha contra o crime em El Salvador, especialmente combatendo gangues. Seu governo declarou e prorrogou o estado de emergência, implementou operações de encarceramento em massa, o que gerou críticas de organizações internacionais, como a Anistia Internacional, que alegam violações sistemáticas dos direitos humanos.

Bukele afirmou que El Salvador mostra que é possível realizar mudanças positivas com boa vontade e destacou que a falta de resolução de problemas, principalmente em relação à criminalidade, reflete a ausência de vontade política. Ele reconheceu que atacar o crime tem consequências, mas ressaltou que a abordagem de seu governo pode inspirar outras administrações no mundo.

Ao finalizar, Bukele expressou dúvidas sobre a replicação exata da abordagem de El Salvador em outros países, mas enfatizou que o exemplo de sua nação, mesmo sendo pequena e com recursos limitados, pode ser aplicado em qualquer lugar, incluindo o Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.