Ouça este conteúdo
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta quinta-feira (10) que os partidos do Centrão saíram fortalecidos no primeiro turno das eleições municipais. Segundo ele, o resultado demonstra uma "vitória muito grande" e impactará nas eleições do Congresso Nacional.
"A relação direta da eleição municipal é com a eleição congressual, não é com a de presidente. Ela define praticamente nos estados quem vai se eleger e quem não vai se eleger”, disse em conversa aos jornalistas no Senado.
A Gazeta do Povo mostrou que partidos do Centrão, como PSD, MDB, PP e União, acabaram levando mais prefeituras que o PL, mesmo com um total de votos menor. Em Alagoas, berço eleitoral de Renan Calheiros, o MDB levou 65 das 102 prefeituras.
Calheiros ainda reforçou que as eleições para presidente em 2026 podem ter um efeito de “pulverização”. "A eleição demonstrou o papel preponderante do centro. A polarização não se expressou na prática como se esperava”, declarou.
Renan Calheiros revelou que tem proposto dentro do MDB a criação de uma comissão interna para incentivar candidaturas majoritárias nos estados. "Isso nunca foi deixado ao acaso. Sempre que o MDB cresceu, foi graças a estímulo, organização e diálogo. O foco sempre esteve na base", destacou.
Quanto aos dois anos que restam de seu atual mandato, Renan descartou qualquer intenção de concorrer novamente à Presidência do Senado, cargo que já ocupou quatro vezes. Ele tem defendido que a bancada do MDB se reúna para decidir se lançará um candidato próprio ou se apoiará outro nome. O principal favorito na eleição, marcada para fevereiro, é o senador Davi Alcolumbre (União-AP).