O Senado aprovou o Projeto de Lei que aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cria um novo sistema de pontuação. Quer saber como isso vai funcionar na prática as regras para renovação da CNH? Então entenda com a gente em um minuto.
>> Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?
As mudanças no Código de Trânsito já tinham sido aprovadas na Câmara e agora avançaram no Senado. Como o texto para as novas regras pra renovação da CNH passou por alterações, vai voltar para os deputados.
A principal novidade do novo texto é a validade de dez anos da CNH para condutores com até 50 anos de idade.
A validade continua sendo de cinco anos para quem tem entre 50 e 70 anos. Acima disso, é preciso ir ao Detran a cada três anos.
O projeto também muda a pontuação a partir da qual o motorista tem a CNH suspensa. O texto aprovado define uma escala com três limites de pontuação: 20 pontos se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas, 30 pontos se tiver apenas uma gravíssima ou 40 pontos se não tiver nenhum gravíssima.
Esse foi o ponto mais polêmico do projeto, porque a proposta original do governo estabelecia apenas o aumento de 20 para 40 pontos.
O Senado ainda aprovou outras medidas, como mudanças no uso da cadeirinha e novas regras para a circulação de motos nas grandes cidades.
Mudanças estão valendo já?
Agora o texto volta a ser avaliado pela Câmara. As medidas só passam a valer depois que a lei for sancionada pelo presidente. Todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei. "Na próxima semana [com início em 14/9] a será sancionada a lei que altera o Código de Trânsito, um belo trabalho da maioria dos deputados e senadores. Menos gastos e menos burocracia!", escreveu Jair Bolsonaro no Twitter.
Validade da CNH
A CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos. A renovação a cada três anos, exigida para condutores acima de 65 anos, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais. Motoristas profissionais seguem essa regra geral.
Pontuação
O texto estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos. O condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores. Para o motorista profissional, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações.
Cadeirinha
O projeto estipula que o limite de altura, para obrigar o uso dos dispositivos de segurança, é de 1,45 metro para crianças de até 10 anos. Quem não cumprir, multa gravíssima.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF