Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Minirreforma ministerial

Republicanos diz que manterá independência mesmo após ganhar ministério no governo Lula

Republicanos garante que será independente mesmo com Sílvio Costa Filho no governo (Foto: )

Ouça este conteúdo

A cúpula do Republicanos reafirmou que vai se manter independente nas votações no Congresso Nacional apesar de ter emplacado o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) no ministério de Portos e Aeroportos. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tinha a expectativa de aumentar o total de votos no Congresso com a ida do Centrão para a base aliada.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), divulgou nota, em nome da Executiva Nacional do partido, garantindo que "não fará parte da base do governo Lula e seguirá atuando de forma independente".

A legenda ainda diz no texto divulgado após o anúncio da minirreforma ministerial que o deputado Sílvio Costa Filho deverá se licenciar não somente do cargo na Câmara assim como de suas funções partidárias, tanto na presidência da legenda em Pernambuco quanto do cargo de 1° tesoureiro na Executiva Nacional.

O Republicanos afirma ainda que o convite a Costa Filho foi feito diretamente ao parlamentar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o compromisso do Republicanos é de "seguir apoiando o que for bom para o povo brasileiro e para o Brasil".

Alguns parlamentares mais ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro vinham falando em deixar a legenda caso o partido apoiasse o governo do PT, mas até agora nada foi oficializado. Pessoas próximas ao governador de São Paulo avaliam que não seria interessante neste momento para Tarcísio de Freitas deixar o Republicanos.

Dentre os motivos estaria uma relação mais próxima com o novo ministro, cuja pasta teria influência num projeto caro ao governador: a privatização do Porto de Santos, assunto do qual Tarcísio tem falado desde a campanha, em 2022.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.