#284 - Integrante do Centrão, o novo líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros, acumula seis mandatos de deputado e é um especialista nos bastidores da Câmara; ele já foi vice-líder dos governos FHC, Lula e Dilma
***) O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) está assumindo o cargo de líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A troca acontece no momento em que o Planalto busca fortalecer uma base aliada com os parlamentares do chamado Centrão. Barros substitui o deputado Vitor Hugo (PSL-GO).
O novo líder foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1995. São, ao todo, seis mandatos na Câmara. No início do governo Bolsonaro, Ricardo Barros foi candidato avulso à presidência da Casa. Ele recebeu 4 votos.
A troca na liderança é cheia de significados políticos. Barros é uma figura conhecidíssima da política em Brasília e já foi aliado dos mais diferentes governos, tendo sido vice-líder nas gestões de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. A nomeação dele representa um grande passo no processo de aproximação do governo Bolsonaro com o Centrão.
Neste episódio do podcast 15 Minutos o convidado é o André Gonçalves, editor de República da Gazeta do Povo. Ele analisa o significado político dessa troca de liderança do governo na Câmara dos Deputados e fala sobre o perfil do novo líder, o paranaense Ricardo Barros.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF