Vista aérea do Rio de Janeiro| Foto: Riotur/divulgação
Ouça este conteúdo

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (21) mostra o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) liderando a corrida eleitoral pela prefeitura da cidade. O atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), está em segundo, numa situação de empate técnico com Delegada Martha Rocha (PDT).

CARREGANDO :)

Num dos cenários da pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Eduardo Paes aparece com 29,5% das intenções de voto. Crivella tem 15,7%. Ele está tecnicamente empatado na margem de erro (que é de 3,5% para mais e para menos) com a Delegada Martha Rocha (PDT), que tem 10,1% das intenções de voto.

Nesse cenário, a deputada federal Benedita da Silva (PT) aparece com 7,4% das intenções de voto. Ela é seguida numericamente por Cabo Daciolo (PL), com 5,2%;  e Clarissa Garotinho (PROS), com 3,4%. Rodrigo Amorim (PSL) tem 1,3%; Renata Souza (Psol) fez 1,2%; Fred Luz (Novo) tem 1,1%; e Paulo Messina (MDB) alcançou 0,7%.

Publicidade

O Instituto Paraná Pesquisas mostra que, nessa simulação, 4,8% dos eleitores disseram não saber em quem votariam e 19,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Em outro cenário da pesquisa estimulada, com variação de nomes de pré-candidatos, Paes tem 28,6% e Crivella, 15,4%. O atual prefeito, nessa simulação, também está empatado tecnicamente com Delegada Martha Rocha, que teve 9,3% das intenções de voto.

Atrás dela numericamente, mas empatados na margem de erro, estão Benedita da Silva (PT), com 7%; Cabo Daciolo (PL), com 5,1%; e Clarissa Garotinho (PROS), com 3,1%.

Em seguida aparecem o empresário Paulo Marinho (PSDB, 1,5%); Cristiane Brasil (PTB, 1,1%); Hugo Leal (PSD, 1,1%); Rodrigo Amorim (PSL, 1%); Marcelo Calero (Cidadania, 1%); Fred Luz (Novo, 0,9%); Glória Heloíza Lima (PSC, 0,9%); Renata Souza (Psol, 0,9%); e Paulo Messina (MDB; 0,4%).

Nesse cenário, 4,3% dos eleitores não sabem em quem votariam. E outros 18,5% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Publicidade

Rejeição de Crivella é a maior entre pré-candidatos do Rio

O Instituto Paraná Pesquisas também levantou o índice de rejeição de quatro pré-candidatos entre os eleitores cariocas. O prefeito Marcelo Crivella é o mais rejeitado: 67,4% dos eleitores do Rio disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

O prefeito também tem a sua gestão desaprovada por 65,5% dos eleitores pesquisados. Apenas 29,9% disseram aprovar a gestão de Crivella. Outros 4,6% não souberam ou não quiseram opinar.

A gestão dele é considerada ruim ou péssima por 54% dos eleitores cariocas. Outros 27% a consideram regular e 17,5% consideram a gestão boa ou ótima.

Dentre os demais pré-candidatos que tiveram sua rejeição medida na pesquisa, Benedita da Silva também apresenta um índice alto: 59,6% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum. Eduardo Paes tem rejeição de 48,6%, e a Delegada Martha Rocha (PDT) de 42,2%.

Apoio de Witzel pode ser tóxico na eleição para prefeitura do Rio

A pesquisa também mostra que o apoio do governador Wilson Witzel (PSC) para um candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pode ser tóxico nessas eleições. Segundo 54,4% dos eleitores ouvidos pela Paraná Pesquisas, o apoio de Witzel diminuiria a vontade de votar em um candidato.

Publicidade

Apenas 5,1% dos eleitores disseram que teriam mais vontade de votar em alguém que fosse apoiado pelo governador. Outros 37,9% disseram que o apoio de Witzel não mudaria seu voto. E 2,6% disseram não saber ou não quiseram opinar sobre o assunto.

Já o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode influenciar positivamente a escolha de um candidato para 24,9% dos eleitores. Outros 29% disseram que a vontade de votar determinado candidato diminuiria se o presidente o apoiasse. E para 42,7% não faria diferença o apoio de Bolsonaro. Uma parcela de 3,3% dos eleitores disse não saber ou não querer opinar.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas ouviu 910 eleitores com 16 anos ou mais do Rio de Janeiro, de forma presencial, entre os dias 15 e 19 de agosto de 2020. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ- 02794/2020.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade