Ouça este conteúdo
O ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (PSDB-RJ), usou a tribuna do plenário na terça-feira (20) para fazer seu último discurso como parlamentar. Maia não concorreu a nenhum cargo eletivo nas eleições deste ano e encerrará seu sexto mandato na Casa em 31 de janeiro de 2023.
Em sua fala, o deputado afirmou que voltará a atuar na iniciativa preparada e que pretende se preparar para “ajudar ainda mais” o país. Maia presidiu a Câmara dos Deputados de 2016 a 2021. Ele iniciou a faculdade de Economia na Universidade Cândido Mendes em 1989, mas não concluiu o curso. Também trabalhou em instituições financeiras antes de ingressar na política.
Depois que deixou a presidência da Câmara, Maia assumiu a secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo entre agosto de 2021 e outubro de 2022, durante o governo de João Doria (PSDB). Pediu demissão após o governador Rodrigo Garcia declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.
“Depois de seis mandatos como deputado federal, tendo tido a oportunidade de presidir a Câmara por dois mandatos e mais alguns meses, não poderia deixar de usar a tribuna pela última vez. Não para me despedir, porque ninguém sai da política, mas para agradecer”, afirmou. “Entendi apenas que era o momento de eu me dar a oportunidade de voltar para a iniciativa privada, estudar mais, me preparar mais, para poder ajudar mais”, declarou.
Momentos antes da aprovação da PEC fura-teto na Câmara, Maia afirmou que votaria pela aprovação da proposta. “Como eleitor no segundo turno do presidente Lula, eu acredito que a gente deve colaborar”, afirmou o parlamentar. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Maia será um importante aliado na discussão dos temas tributários econômicos e fiscais no país e que o parlamentar merece toda a homenagem. “Rodrigo Maia merece toda a homenagem. Tenho certeza de que você será, como sempre, um vencedor”, disse Lira.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Maia será um importante aliado na discussão dos temas tributários econômicos e fiscais no país e que o parlamentar merece toda a homenagem. “Rodrigo Maia merece toda a homenagem. Tenho certeza de que você será, como sempre, um vencedor”, disse Lira. Com informações da Agência Câmara.