O ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (PSDB-RJ), usou a tribuna do plenário na terça-feira (20) para fazer seu último discurso como parlamentar. Maia não concorreu a nenhum cargo eletivo nas eleições deste ano e encerrará seu sexto mandato na Casa em 31 de janeiro de 2023.
Em sua fala, o deputado afirmou que voltará a atuar na iniciativa preparada e que pretende se preparar para “ajudar ainda mais” o país. Maia presidiu a Câmara dos Deputados de 2016 a 2021. Ele iniciou a faculdade de Economia na Universidade Cândido Mendes em 1989, mas não concluiu o curso. Também trabalhou em instituições financeiras antes de ingressar na política.
Depois que deixou a presidência da Câmara, Maia assumiu a secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo entre agosto de 2021 e outubro de 2022, durante o governo de João Doria (PSDB). Pediu demissão após o governador Rodrigo Garcia declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.
“Depois de seis mandatos como deputado federal, tendo tido a oportunidade de presidir a Câmara por dois mandatos e mais alguns meses, não poderia deixar de usar a tribuna pela última vez. Não para me despedir, porque ninguém sai da política, mas para agradecer”, afirmou. “Entendi apenas que era o momento de eu me dar a oportunidade de voltar para a iniciativa privada, estudar mais, me preparar mais, para poder ajudar mais”, declarou.
Momentos antes da aprovação da PEC fura-teto na Câmara, Maia afirmou que votaria pela aprovação da proposta. “Como eleitor no segundo turno do presidente Lula, eu acredito que a gente deve colaborar”, afirmou o parlamentar. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Maia será um importante aliado na discussão dos temas tributários econômicos e fiscais no país e que o parlamentar merece toda a homenagem. “Rodrigo Maia merece toda a homenagem. Tenho certeza de que você será, como sempre, um vencedor”, disse Lira.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Maia será um importante aliado na discussão dos temas tributários econômicos e fiscais no país e que o parlamentar merece toda a homenagem. “Rodrigo Maia merece toda a homenagem. Tenho certeza de que você será, como sempre, um vencedor”, disse Lira. Com informações da Agência Câmara.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF