Ouça este conteúdo
Os eleitores do estado de Goiás elegeriam o atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como presidente da República se a eleição de 2026 fosse hoje, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda (3).
A pesquisa aponta que Caiado teria a preferência de 30,5% dos eleitores goianos, à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado pela oposição como possível candidato à presidência em 2026.
A avaliação de Caiado no governo de Goiás é aprovada por 76% dos eleitores, enquanto que a gestão de Lula é desaprovada por 54,1% dos goianos.
Veja abaixo como está a intenção de votos dos eleitores de Goiás para a presidência da República:
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 30,5%;
- Lula (PT): 19%;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 14,8%;
- Simone Tebet (MDB): 7,6%;
- Ciro Gomes (PDT): 5,3%;
- Romeu Zema (Novo): 4,2%;
- Nenhum/branco/nulo: 12,6%;
- Não sabe/não respondeu: 5,1%.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores de 78 municípios de Goiás de forma presencial, entre os dias 24 e 28 de junho de 2023. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição. O relatório completo da pesquisa está disponível em PDF neste link.