- Rosa Weber assumiu a presidência do STF; ela fica no cargo até outubro de 2023
*) O Supremo Tribunal Federal está “sob nova direção”. Na última segunda-feira (12), tomou posse como presidente da Corte a ministra Rosa Weber.
No discurso, a nova comandante do Supremo fez uma defesa enfática da Corte, do Judiciário e da democracia. Ela disse que “sem um Judiciário forte e independente, sem juízes independentes, e sem imprensa livre, não há democracia”.
O mandato vai ser mais curto do que o normal. Rosa Weber ficará no cargo só até outubro de 2023, quando completará 75 anos e vai se aposentar compulsoriamente. Assumirá a cadeira então o ministro Luís Roberto Barroso.
O que esperar desse pouco mais de um ano da ministra Rosa Weber a frente do STF? E quais foram os recados dados por ela na cerimônia de posse?
Este episódio do podcast 15 Minutos aborda os assuntos e recebe o Renan Ramalho, repórter da Gazeta do Povo em Brasília que acompanha de perto os assuntos do Supremo Tribunal Federal.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF