O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) se tornou réu nesta segunda-feira (28) em uma ação que apura suposto esquema de exportação ilegal de madeira. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-ministro do Meio Ambiente, servidores e agentes do setor madeireiro. A 4ª Vara Federal/Criminal do Pará acatou a denúncia.
“Proceda-se a alteração da classe processual para Ação Penal de Procedimento Ordinário, com o MPF como autor e os denunciados como réus”, determinou o juiz federal substituto Gilson Jader Gonçalves Vieira Filho. O MPF apontou que Salles e outras 21 pessoas foram denunciados “por integrarem organização criminosa na qual agentes públicos, aproveitando-se do cargo público e em conluio com representantes do setor madeireiro praticaram diversos crimes direcionados ao interesses dos representantes do setor madeireiro”.
No documento, o MPF cita apreensões de madeira de origem brasileira nos Estados Unidos, que não tinham a documentação necessária para exportação legal. Os crimes imputados ao ex-ministro são: dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público; organização criminosa; prática de descaminho ou contrabando; e patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário.
“Procuradores apresentaram denúncia das madeiras contra mim e os coronéis da PM que trabalhavam comigo (alguma surpresa!?!), contrariando, inclusive, conclusões do próprio delegado do caso. Veremos. Tenho certeza que a seriedade e imparcialidade do Judiciário demonstrarão a falácia ali contida. Avante”, disse Salles nas redes sociais.
O ex-ministro afirmou ainda, em entrevista ao portal Poder360, que a denúncia do MPF é “ridícula” e tem “motivação política”. “Querem atacar minha honra, força e posição. Seja por ser relator da CPI do MST, seja por querer ser candidato a prefeito de São Paulo. Mas que falta denúncia e substância, é fato. Chega a ser abusivo”, afirmou o ex-ministro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF