#54 - Tudo que você precisa sobre o saque de R$ 500 do seu FGTS; e o nacionalismo esferográfico de Jair Bolonaro
*** 1) O pagamento de até R$ 500 do saldo do FGTS começa a ser feito sexta-feira (13) pela Caixa Econômica. O depósito automático ocorre para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento. Quem nasceu entre janeiro e abril recebe primeiro. Na sequência, no dia 27 de setembro, recebe o benefício aqueles que nasceram entre maio e agosto. No dia 9 de outubro, o pagamento para aniversariantes de setembro a dezembro. Já aqueles que não têm conta poupança na Caixa o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro. A repórter Giulia Fontes tira dúvidas sobre esse seu direito.
*** 2) A caneta da marca Bic, que já foi símbolo de austeridade e simplicidade do governo Bolsonaro, agora virou tema de brincadeiras e trocadilhos do presidente. Bolsonaro enfatizou que vai assinar o documento com uma caneta Compactor e não uma Bic. "É Compactor agora, porque Bic é francesa", disse o presidente em tom de ironia, durante transmissão pelo Facebook. Bolsonaro decidiu "boicotar" a caneta da marca europeia depois da troca de farpas entre ele e o presidente francês Emmanuel Macron, por conta da atuação do Brasil no combate aos incêndios na Amazônia. A Compactor é uma marca brasileira, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Mas será possível essa retaliação e o nacionalismo esferográfico do presidente? O editor Paulo Polzonoff Jr. comenta.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para
discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a
sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria
do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do
jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no
streaming do Spotify,
Google
Podcast, Deezer e
no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.