O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (27) a campanha nacional pela vacinação com o objetivo de retomar as coberturas vacinais do Brasil. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes que fazem parte do calendário nacional de vacinação.
Nesta primeira etapa, a vacinação será feita com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. De acordo com a pasta, cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo. Foram distribuídas aproximadamente 19 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal.
Outros grupos
Segundo o governo, conforme o avanço da campanha e o cronograma de entrega de doses, serão vacinadas também pessoas entre 60 e 69 anos, além de pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade. Para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, é necessário procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
“A pasta segue em tratativas para garantir as entregas de vacinas dos laboratórios fabricantes, diante do desabastecimento deixado pela gestão passada. Novos envios de doses ocorrerão gradualmente, conforme o avanço da vacinação no público-alvo planejado. Os estados e municípios que completaram a imunização de determinado público prioritário e tiverem disponibilidade de doses, poderão avançar na vacinação para os próximos grupos”, diz o Ministério da Saúde em nota.
Segunda etapa
A segunda etapa do reforço de vacinação contra a Covid-19 tem previsão para começar em março e será focada em toda população acima de 12 anos e para as crianças e adolescentes. Já em abril, começa a quarta etapa com campanha da influenza e, a partir de maio, a quinta etapa terá chamamento para atualização de caderneta de vacinação com as vacinas de todo o calendário nacional de vacinação, com ações nas escolas de todo o país.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião