A partir deste sábado (3) o Ministério da Saúde inicia uma operação de emergência para tentar conter o avanço da dengue em todo o país, com o aumento do número de casos da doença em diversos estados.
O Centro de Operações de Emergência (COE) será instalado em Brasília, que já decretou estado de emergência contra a dengue, depois de registrar um aumento de 1.060% nos casos da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do centro é dar mais agilidade ao monitoramento e análise do cenário nacional e, assim, reforçar a assistência nos estados e municípios, inclusive no fornecimento de matéria-prima para as unidades básicas de saúde e hospitais.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade serão destinados R$ 140 milhões por mês para o combate à doença nos estados brasileiros. O Centro de Operações de Emergência vai integrar secretarias e áreas técnicas da pasta ao conselho de estados e municípios para agir com maior agilidade no enfrentamento à dengue, informou o ministério.
Até agora, decretaram estado de emergência o Acre, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, alguns municípios de Goiás, e o Distrito Federal. O Paraná também vive uma situação crítica, com uma das maiores taxas de incidência da doença, mas ainda não decretou estado de emergência.
Neste ano, o Brasil já registrou 262.242 casos prováveis de dengue. Dados do painel de monitoramento de arboviroses do governo apontam 29 mortes pela doença neste ano e outros 173 casos seguem em investigação.
Ainda neste sábado a ministra da Saúde deve se reunir com prefeitos para discutir as ações integradas de combate à dengue, e na segunda-feira (5) está prevista uma nova reunião com governadores.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião