Ouça este conteúdo
O secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken, braço direito do presidente americano Joe Biden, virá ao Brasil para participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana. A informação foi divulgada por autoridades americanas.
Blinken também estenderá a viagem para as terras argentinas onde se reunirá com o novo presidente Javier Milei, em Buenos Aires.
A reunião de Blinken com Lula será para “enfatizar o apoio americano à presidência brasileira no G20” e para discutir questões bilaterais e globais, segundo informações do comunicado feito pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Entre os assuntos que devem ser tratados com o petista, Miller citou a “organização da reunião de ministros de relações exteriores dos integrantes no Rio de Janeiro, a parceria EUA-Brasil para direitos trabalhistas, a cooperação na transição para energia limpa, e comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos”.
Já na reunião de ministros do G20, Blinken deverá focar na busca de paz e estabilidade, inclusão social, redução de desigualdades, combate à fome, controle de mudanças climáticas, promoção da energia limpa e desenvolvimento sustentável, e em melhorias da governança global. Ele também tentará engajar os demais países do bloco no apoio ao povo haitiano.