Por unanimidade, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) validou uma lei do Estado de São Paulo e outra do município de São Paulo que proíbem a comercialização de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.
O STF reconheceu a constitucionalidade da Lei Estadual nº 9.470/1996 e da Lei Municipal nº 2.402/1997 e manteve o entendimento de que Estados e Municípios têm competência para legislar sobre o tema.
O tema foi levado ao STF através de um agravo regimental interposto pelo São Paulo Futebol Clube que buscava autorização para comercializar bebidas alcoólicas em seu estádio.
De acordo com a ação proposta pelo clube de futebol, a leis (estadual e municipal) violariam os princípios da livre iniciativa e isonomia.
Para o clube, as normas locais extrapolaram a competência legislativa de Estados e Municípios ao regularem um tema, que segundo o clube, deveria ser tratado exclusivamente por normas federais.
O Tribunal de Justiça de São Paulo já havia reconhecido a constitucionalidade das leis locais, o que motivou a apresentação do recurso no STF.
Relator do caso citou decisões anteriores do STF sobre o tema
Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, disse que o STF já consolidou entendimento sobre o caso em decisões anteriores ao reconhecer que a comercialização de bebidas alcoólicas em eventos esportivos pode ser regulada pelos entes federativos.
“Verifico que as alegações da parte são impertinentes e decorrem de mero inconformismo com a decisão adotada por este Tribunal, uma vez que o agravante não trouxe argumentos suficientes a infirmá-la, visando apenas à rediscussão da matéria já decidida de acordo com a jurisprudência desta Corte”, disse o ministro em um trecho do seu voto.
Para justificar o seu voto, o ministro citou decisões anteriores, como a ADIn 6.193, que reconheceu a constitucionalidade de leis estaduais que autorizam ou proíbem a venda de bebidas alcoólicas em estádios, considerando as particularidades locais.
O resultado do julgamento no STF foi divulgado na sexta-feira (20).
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF