Ouça este conteúdo
Nesta quinta-feira (12), chegou ao Brasil a segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com 214 resgatados que estavam em Israel, além de um cachorro e três gatos. O avião pousou de madrugada no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Ontem, 211 pessoas chegaram ao Brasil no primeiro voo da FAB, com isso o número de brasileiros resgatados em solo israelense é de 425. A aeronave KC-30, um Airbus A330-200, decolou de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (11) e pousou em solo brasileiro às 2h41 de hoje, após mais de 14 horas de voo.
O Governo Federal montou uma lista de brasileiros que estão em Israel, até o momento já são mais de 2,7 mil pessoas cadastradas, mas de acordo com as autoridades existem alguns casos de duplicidade nos registros o que dificulta a exatidão dos números oficias.
Além das duas aeronaves que já chegaram ao Brasil, mais três aviões da FAB trarão brasileiros que pediram para ser resgatados de Israel. O terceiro avião decolou para resgatar brasileiros nesta terça-feira (10). O modelo KC-390 tem capacidade para 60 passageiros e deve sair de Tel Aviv às 12h desta quinta-feira (12). A previsão é de chegada da aeronave no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).
Aproximadamente 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina, de acordo com estimativas do Itamaraty. Segundo as autoridades, a maioria dos brasileiros encontram-se fora da área de conflito.