- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a ideia do semipresidencialismo, defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
*) Não é a primeira vez que este tema aparece. Volta e meia ele está no noticiário: é uma eventual possibilidade de mudança no sistema de governo do Brasil. No caso, o semipresidencialismo.
A ideia conta com um grande apoio do atual presidente da Câmara dos Deputados, o poderoso Arthur Lira (PP-AL). Ele tem sugerido que esse modelo, no qual o presidente divide o poder com um primeiro-ministro eleito pelo Congresso, possa ser introduzido em 2030 ou 2034.
Assim, não prejudicaria um eventual próximo mandato do atual presidente da República ou o do sucessor dele.
Na visão de Arthur Lira, o semipresidencialismo aumentaria a estabilidade política. Isso porque, durante crises, o sistema tem ferramentas mais rápidas para substituir um primeiro-ministro. Não é necessário o sempre longo e desgastante processo de impeachment.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós conversamos sobre essa ideia de semipresidencialismo defendida por Arthur Lira e sobre o que dizem especialistas em relação ao tema. O convidado é o Sílvio Ribas, que é editor da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião