- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a ideia do semipresidencialismo, defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
*) Não é a primeira vez que este tema aparece. Volta e meia ele está no noticiário: é uma eventual possibilidade de mudança no sistema de governo do Brasil. No caso, o semipresidencialismo.
A ideia conta com um grande apoio do atual presidente da Câmara dos Deputados, o poderoso Arthur Lira (PP-AL). Ele tem sugerido que esse modelo, no qual o presidente divide o poder com um primeiro-ministro eleito pelo Congresso, possa ser introduzido em 2030 ou 2034.
Assim, não prejudicaria um eventual próximo mandato do atual presidente da República ou o do sucessor dele.
Na visão de Arthur Lira, o semipresidencialismo aumentaria a estabilidade política. Isso porque, durante crises, o sistema tem ferramentas mais rápidas para substituir um primeiro-ministro. Não é necessário o sempre longo e desgastante processo de impeachment.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós conversamos sobre essa ideia de semipresidencialismo defendida por Arthur Lira e sobre o que dizem especialistas em relação ao tema. O convidado é o Sílvio Ribas, que é editor da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF