O senador Cleitinho (Republicanos-MG) protocolou nesta terça-feira (19), com apoio de mais 30 colegas, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tornar facultativa toda cobrança de contribuições sindicais de trabalhadores. Para que possa tramitar a PEC precisa de ao menos 27 assinaturas.
Sua proposta é uma reação à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar possível a cobrança compulsória da contribuição de não-filiados aos sindicatos, pondo fim à liberdade sindical.
Em sua justificativa para a PEC 46/2023, o senador lembrou que a reforma trabalhista aprovada em 2017 já tinha extinguido a compulsoriedade do pagamento da contribuição sindical, como forma de valorizar a liberdade sindical prevista na Constituição.
Além disso, ele lembra que apenas 11,2% dos trabalhadores são formalmente representados por entidades sindicais. “Os sindicatos, atualmente, carecem de representatividade. Nada mais justo que trabalhadores e empregadores não filiados aos respectivos sindicatos não sejam obrigados a contribuir para entidades que não representam os seus interesses”, explicou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF