Em pronunciamento no Plenário do Senado, na última terça-feira (23), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) destacou a unanimidade formada durante sessão de debates da semana passada contra a legalização das drogas. A fala de Girão é uma crítica à retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar a posse de maconha para uso pessoal.
“Todos (os debatedores) ressaltaram as críticas ao julgamento em curso no STF com o propósito de declarar inconstitucional o artigo 28 da Lei 11.343 sobre drogas, que significa na prática a legalização completa do uso da maconha e, consequentemente, o tráfico de pequenas quantidades de drogas sendo institucionalizado no Brasil”, disse o senador.
A sessão de debates sobre o tema aconteceu no último dia 17 e foi inicialmente conduzida pelo presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O Supremo deve retomar o julgamento na tarde desta quarta-feira (23). O tema voltou a ser discutido no STF em junho, após quase oito anos de intervalo. A Corte decidirá se as penas previstas para quem porta drogas para uso pessoal, que já são brandas, devem ser consideradas inconstitucionais e deixar de valer.
O julgamento foi interrompido em 2015 após pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017. O ministro Alexandre de Moraes herdou a vaga deixada por Zavascki e, em 2019, liberou o processo para ser pautado. Moraes já votou favorável à descriminalização.
“Esse julgamento atenta contra a independência dos Três Poderes da República, pois invade ostensivamente a competência exclusiva do Poder Legislativo. E, neste assunto especificamente, o Congresso Nacional tem atuado positivamente em sintonia total com a vontade da grande maioria da população brasileira, eu diria mais de 80%, e esse número foi relembrado por vários participantes aqui, 80% dos brasileiros é contra a legalização das drogas, basta ver as pesquisas de vários institutos sobre o tema”, disse o senador ao lembrar que Câmara e Senado já aprovaram leis antidrogas.
Confira o pronunciamento do senador na íntegra
Tolerância sem precedentes
Conforme noticiado pela Gazeta do Povo, o STF e Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm criado obstáculos ao combate do tráfico de drogas e uma série de decisões recentes proferidas pelas duas Cortes demonstram maior tolerância com o crime. Entre as decisões estão a anulação de provas diversas de crimes de tráfico e a soltura de criminosos condenados, alguns deles líderes de facções.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF