Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na gaveta

Senador Girão diz que PEC do fim do foro privilegiado pode conter excessos do STF

Senador Eduardo Girão no Assunto Capital
Senador Eduardo Girão afirma que Câmara pode devolver equilíbrio de poderes à República. (Foto: Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O senador Eduardo Girão (Novo) afirmou que os excessos do Supremo Tribunal Federal (STF) podem ser contidos e o equilíbrio entre os poderes da República reestabelecido se a Câmara dos Deputados aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado de parlamentares. A declaração foi dada pelo senador a jornalistas da Gazeta do Povo no programa Assunto Capital.

A Proposta de Emenda à Constituição do ex-senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi aprovado por unanimidade em 2017 no Senado, mas atualmente está engavetado na Câmara. Ele faz com que eventuais crimes cometidos por senadores e outros servidores sejam julgados na primeira instância da Justiça.

"Esse é o mecanismo. Porque hoje tem muito parlamentar com medo. Porque os processos deles, por causa do foro privilegiado, estão nas mãos dos ministros do Supremo. E os processos dos ministros do Supremo estão nas mãos dos parlamentares. Fica um poder protegendo o outro".

Essa seria a razão de senadores não discutirem atualmente a possibilidade de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo por conta de excessos como decisões que restringem a liberdade de expressão, prisões de caráter político e cassações de parlamentares.

"Na hora que o povo, a sociedade, cobrar dos seus deputados federais que coloquem na mesa e votem isso e se a gente aprovar o fim do foro, acabam a blindagem e a corrupção no Brasil", disse Girão.

Ele foi um dos poucos senadores que se opuseram publicamente à cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol, à indicação de Cristiano Zanin, o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o STF e aos mandados de busca e apreensão contra o senador Marcos do Val.

“Assunto Capital” é um bate-papo ao vivo entre jornalistas da Gazeta do Povo e parlamentares, membros do Executivo e analistas sobre os temas de política mais quentes da semana. Vai ao ar toda quarta-feira, às 20 horas, diretamente de Brasília. Clique aqui e assista à integra do programa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.