Ouça este conteúdo
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) pediu à Polícia Federal que verifique a autenticidade do vídeo e dos áudios relacionados à polêmica declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em um evento político da União Nacional dos Estudantes (UNE), no qual afirma ter derrotado Bolsonaro.
Segundo o parlamentar, a auditagem sobre o conteúdo que circula nas redes sociais e na imprensa desde 12 de julho é necessária diante da “gravidade das falas” e pelas quais o ministro “deve ser responsabilizado”. No vídeo, após ser vaiado por profissionais da enfermagem, Barroso discursa: “essa é a democracia que conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo”.
Plínio Valério é, desde o começo de seu mandato, um dos principais críticos da atuação política de ministros do STF, defendendo, inclusive, o impeachment de ministros que extrapolam suas funções. Em várias ocasiões, o senador condenou o ativismo judicial por considerá-lo agressivo à Constituição, que também faculta aos senadores processar e julgar os ministros de tribunais superiores por crimes de responsabilidade.