Um áudio de uma reunião de servidores do município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, revelou que o prefeito Waguinho (Republicanos-RJ) ordenou a presença dos funcionários no evento que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça (6). Na gravação, diretores instruíram os servidores a comparecerem ao comício, mesmo com o ponto facultativo decretado pelo prefeito.
O áudio da reunião foi obtido pelo Metrópoles junto de uma imagem que mostra uma troca de mensagens sobre o horário de encontro dos servidores em uma creche local. A Gazeta do Povo entrou em contato com a prefeitura de Belford Roxo para explicar o áudio e aguarda retorno.
Na reunião, ocorrida na Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcellos, diretores orientaram os funcionários sobre o evento e pedindo apoio a Lula com o uso de bonés e participação em momentos de aclamação ao presidente. Foi informado que a prefeitura disponibilizaria ônibus, alimentação e vestimentas aos servidores.
Em um trecho do áudio, uma diretora diz que “todo mundo sabe que terça-feira (6) é ponto facultativo, mas não é ponto facultativo para a gente ficar em casa. Conclusão: todos nós terça-feira lá [no evento de Lula]”. Waguinho justificou o ponto facultativo devido ao “movimento de veículos” provocado pela comitiva presidencial.
Além do áudio, imagens do grupo da creche municipal Tia Irene foram divulgados, evidenciando as instruções para o encontro dos funcionários e o embarque nos ônibus contratados pela prefeitura. Servidores afirmam terem sido obrigados a participar do evento nos transportes providenciados, sem opção de ir por conta própria.
Lula visitou Belford Roxo para a inauguração de uma escola municipal em homenagem ao seu falecido neto, Arthur Araújo Lula da Silva. Ele participou também de um almoço oferecido por Waguinho e a esposa, a ex-ministra e deputada federal Daniela Carneiro, que foi substituída na Esplanada após negociações com o União Brasil.
No mesmo dia, Lula participou de uma cerimônia para a entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida em Magé (RJ) junto do governador Cláudio Castro (PL-RJ). O carioca foi vaiado durante o discurso e recebeu um afago do presidente.
Além do evento em Belford Roxo na terça (6), o presidente participa nesta quarta (7) do anúncio das obras de duas novas sedes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Parque Olímpico e no Complexo do Alemão.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF