Os servidores do Ibama e do ICMBio informaram nesta sexta (5) que voltarão ao trabalho após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a retomada integral dos serviços principalmente voltados à prevenção e controle de incêndios ambientais.
A decisão do ministro Og Fernandes, vice-presidente da Corte, foi informada na quinta (4) e determinou uma multa de R$ 200 mil por dia de descumprimento. O magistrado atendeu liminarmente a uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU) para interromper a greve decretada em junho.
A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) informou que atenderá à decisão, mas apenas nas atividades especificadas.
“Encaminharemos recurso na instância competente, embora sem efeito suspensivo, e continuaremos a luta pelas reivindicações”, diz o comando de greve da Ascema afirmando que “apenas as áreas específicas ordenadas pela decisão judicial voltarão às atividades”. “Os demais servidores seguirão em greve”, completou (veja na íntegra).
A determinação para a volta ao trabalho ocorre em meio aos incêndios recordes no Pantanal que alcançaram 3,7 mil focos neste ano, um aumento de 2.112% na comparação com o mesmo período de 2023.
Segundo informou o STJ à Gazeta do Povo, a liminar de Fernandes garante “integralmente as atividades de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais”.
A Ascema afirmou que tenta reabrir a mesa de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para alcançar um acordo que atenda às reivindicações dos servidores. Entre elas estão a valorização salarial e a reestruturação de carreira, com redução da diferença nos vencimentos entre os de nível médio e superior.
E também manifestou “indignação frente ao comportamento dos presidentes do Ibama e ICMBio, que permitiram explicações enganosas na ação judicial”.
O MGI informou que a proposta de reajuste aos servidores varia de 19% a 30% para a categoria. O governo diz que considera as atividades dos servidores como essenciais.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF