Cotada para suceder o ministro Flávio Dino na pasta da Justiça, a ministra Simone Tebet, do Orçamento e Planejamento, defendeu a recriação do Ministério da Segurança Pública, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi voltou a ser mencionada por ele recentemente durante uma live na internet.
Simone Tebet vem negando que foi sondada para substituir Dino, mas já adiantou nesta terça (28) que há espaço suficiente no orçamento para criar o novo ministério. Se for concretizado, será o 39º, a maior quantidade entre todos os presidentes da República brasileiros.
“Caber no orçamento cabe, porque o orçamento de 2023 foi aprovado sem cinco ministérios, que foram criados depois. Nós fizemos o remanejamento. Se precisar de autorização legislativa para fazer alguma alteração no orçamento, nós fazemos. Então isso cabe”, disse a ministra.
Desde que Dino foi oficialmente indicado ao STF pelo presidente Lula, o nome de Simone Tebet começou a correr entre aliados e nos bastidores, além da possibilidade de dividir o ministério em duas pastas. A criação de um voltado especificamente à Segurança Pública foi uma promessa de campanha do petista e voltou a ser mencionada por ele durante uma live “Conversa com o Presidente”.
A ideia de dividir o Ministério da Justiça sempre foi barrada pelo próprio Dino, que diz que a atuação da pasta poderia ficar mais burocrática.
Este novo ministério poderia ser comandado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que atualmente coordena a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele também comandou a intervenção na segurança pública do Distrito Federal em decorrência dos atos de 8 de janeiro.
Também se fala nos bastidores sobre a possibilidade do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, ser indicado ao cargo de ministro da Justiça. O magistrado acompanha Lula na viagem ao Oriente Médio. Uma decisão sobre os rumos da pasta serão tomadas por ele após o retorno ao Brasil.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião